top of page
BG1.png

Assista o vídeo para entender

POR QUE O SELF É O MELHOR LUGAR PARA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLINICA

O Psicanalista em Formação

O Psicanalista em Formação deverá realizar, no mínimo, 40 análises pessoais; Inserir-se nos grupos de supervisão e realizar atendimentos de no mínimo 20 analises sob supervisão;

Grupos de Supervisão

Forma Instituto.jpg

São oferecidos aos Analistas em Formação grupos de supervisão para que ele possa se inserir nesta dinâmica de ser ouvido e supervisionado, por outro analista.

Início dos Atendimentos

Cada Analista em formação se autoriza na dinâmica no tripé psicanalítico, ou seja, em análise pessoal se coloca, diante de seu desejo, e sob supervisão, o iniciar os atendimentos clínicos, na escuta analítica.

  • Por que estudar Psicanálise?
    Se estuda psicanálise porque primeiramente quer se conhecer melhor, e estar disposto a trilhar um percurso de autoconhecimento e autocuidado, e a partir disto se coloque na atitude de auxiliar a outras pessoas, através dos conceitos psicanalíticos e sua prática clínica. Outro elemento importante que motiva nossos alunos para iniciar este processo psicanalítico, é a possibilidade de agregar à sua prática profissional este elemento teórico, ou talvez a partir daí, se dedicar exclusivamente à clínica psicanalítica, ou até mesmo na docência de cursos relacionados. Se estuda psicanálise, quem está disposto a se aprofundar dentro de si mesmo, partindo das reflexões de Freud e seus sucessores, e ainda mergulha dentro dos conceitos psicanalíticos, teóricos e práticos.
  • Como é a formação de um Psicanalista?
    Aquele que se interessa pela psicanálise, e quer dedicar-se ao estudo do tema, deve se inscrever em um curso de formação em psicanálise, promovido por um Instituto sério e que siga os elementos básicos da formação do Analista. Partindo dos sólidos conhecimentos teóricos e autores, se consolidando na Análise pessoal e sendo supervisionado em seus primeiros movimentos clínicos: Assim se forma o tripé de formação de um Psicanalista (Teoria, Análise Pessoal e Supervisão).
  • Qual a duração do Curso de Formação em Psicanálise?
    O nosso de Curso de Formação em Psicanálise tem duração de 25 meses, em um total de 1200 h/a, com encontros mensais na modalidade híbrida (presencial e on-line). Lembrando que é a formação inicial, pois na vida do analista o aprofundar se fará sempre presente.
  • O Curso de Formação em Psicanálise é uma graduação ou uma Pós graduação?
    Não. O curso de formação em Psicanálise é um curso livre, devidamente regulamentado. Desde seu início Freud já idealizou uma ciência não acadêmica.
  • A profissão de Psicanalista é regulamentada?
    No Brasil e no mundo, a psicanálise é exercida livremente. No Brasil, é uma profissão reconhecida enquanto tal, mas não é regulamentada no sentido de não haver autorização de nenhum conselho estadual ou federal. Com isso, não existem cursos em nível superior reconhecidos pelo MEC que formem psicanalistas. Desse modo, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), Decreto 2.494/98, Lei Complementar 147/2014 (art. 5-I, IV) e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII, podendo ser exercida em todo o País.
  • A profissão de Psicanalista é reconhecida?
    Sim. Os Psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Brasil. O Psicanalista é um profissional analítico, que desenvolve seu trabalho em consultórios, empresas, instituições, hospitais, ou tantos outros espaços nos quais cabe-se a utilização da técnica psicanalítica. O exercício da psicanálise é livre e leigo (não restrito a médicos e psicólogos).
  • Fazer o Curso de Formação em Psicanálise me habilita profissionalmente?
    Sim, você terá todo o subsídio e apoio para sua formação e atuação como Psicanalista. O certificado será emitido em nome do Instituto Self de Psicanálise com as devidas parcerias, e tem a chancela de Curso Livre de Formação em Psicanálise, necessário para que o formando possibilite sua autorização para a atuação prática da Psicanálise.
  • Quais os aspectos legais da profissão de psicanalista no Brasil?
    No Brasil, o exercício da Psicanálise se dá de acordo com o artigo 5º, inciso II e XIII da Constituição Federal. Acrescenta-se ainda: o parecer do Conselho Federal de Medicina, processo Consulta 4.048/97 de 11/02/1998. Além do Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal e Aviso nº: 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da psicanálise no Brasil. Os Cursos de Formação (como o nosso), são Cursos Livres oferecidos por Sociedades ou Instituições Psicanalíticas e precisam se basear no tripé teoria, supervisão e análise. Não se enquadram como Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu, podendo este claro, ser aproveitado, caso o aluno se interesse para compor uma futura pós-graduação. A Formação em Psicanálise é de caráter livre no Brasil, porém, é reconhecido e amparado pela Portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego-CBO (Código Brasileiro de Ocupações) nº 2515-50 e Aviso 257/57 do Ministério da Saúde; Decreto Federal 2208 de 17/04/97, Portaria 397 do Ministério do Trabalho. A Lei Complementar 147/2014 (art. 5-I, IV), ao incluir o Psicanalista como atividade enquadrada no Simples Nacional, reforça o aspecto legal e formalizado desta profissão. A Lei 12.933/2008, instituiu o “Dia do Psicanalista”, a ser comemorado, anualmente, no dia 6 de maio, o que é mais um elemento de reforço do reconhecimento social a este ofício tão relevante.
  • A atividade de Psicanalista é exclusiva de médicos e psicólogos?
    Esta é a pergunta mais comum que escutamos em nosso Instituto, e para ela, respondemos que a prática não é exclusiva de nenhuma profissão. A atividade psicanalítica independe de cursos de graduação. Justamente para que os futuros profissionais possam realizar a formação em Psicanálise já imbuídos de uma trajetória acadêmica diferenciada, uma vez que essa formação requer um importante nível de envolvimento com os estudos.
  • Sigmund Freud criou a Psicanálise livre para todas as profissões?
    Em 1925, a Psicanálise chega aos tribunais por causa de um processo contra o psicanalista Theodor Reik, membro da Sociedade Psicanalítica de Viena, acusado de “exercício abusivo da profissão médica” e de “charlatanismo”. Freud intervém na questão junto a um juiz para explicar que um psicanalista não tem necessariamente que ser médico. O mal-entendido sobre a prática analítica (considerada como atividade médica) torna-se uma questão jurídica. Um grande debate a respeito do assunto surge entre os psicanalistas com um tom que nem sempre agrada a Freud. Temendo sobre o destino da psicanálise, Freud escreve a Paul Federn: “Não peço que os membros adotem meus pontos de vista, mas vou sustentá-los em particular, em público e nos tribunais”, e acrescenta: “Mais dia, menos dia será necessário travar essa batalha pela análise leiga. Melhor agora que mais tarde. Enquanto viver, tentarei impedir que a psicanálise seja engolida pela medicina”. Portanto após este fato, Freud como seu criador, deixou bem claro que sua criação (psicanálise) era livre para todas e quaisquer profissões, não sendo desta forma uma técnica exclusiva de nenhum grupo profissional.
  • Ao final do Curso, poderei atuar como Psicanalista?
    Durante o Curso de Psicanalista, você terá toda a base teórica e técnica para, primeiro, conhecer a riquíssima teoria psicanalítica e, depois de formado e sentindo-se chamado(a), você poderá atuar com a máxima segurança, sem a necessidade de pagar por cursos extras para isso. Vamos passar pelos principais conceitos psicanalíticos e vamos entender as abordagens psicanalíticas aplicáveis, além de dar todas as orientações para uma atuação prática como psicanalista, se for de seu interesse. Interessante observar, que para a Psicanálise e a doutrina freudiana, apenas o profissional pode dizer (após concluído um Curso de Formação e passado pelo tripé formativo) o momento em que se sente apto para, responsavelmente, autorizar-se como Psicanalista. E neste momento o Instituto Self dará o apoio como o nosso no acompanhamento dessa transição para a prática, o profissional terá mais segurança para atuar com qualidade e se aprofundar constantemente.
  • O que compete ao psicanalista?
    O psicanalista ajuda o paciente a se autoconhecer, a conhecer razões históricas (pretéritas) de comportamentos e angústias presentes, a elaborar um discurso coerente sobre si e, a partir disso, reorientar seus processos mentais para o presente e o futuro. O psicanalista trabalha com os sentimentos e emoções, ouve, orienta e auxilia o paciente a buscar em processos inconscientes (recalcados, recusados, esquecidos) as causas e respostas para superação de dores e para melhoras substanciais em relação ao futuro. O trabalho do psicanalista é trazer do plano inconsciente lembranças, sonhos, símbolos, através de técnicas como: livre associação de ideias, livre associação de palavras, interpretação dos sonhos e interpretação dos desenhos(símbolos). Esse processo ajuda o analisando a ter uma melhor compreensão de si e superar dores, traumas, complexos, medos e bloqueios.
  • Como deve ser a postura ética do Psicanalista?
    O Psicanalista deve ter seu trabalho pautado na ética profissional. Não deve protelar o fim da terapia com o intuito de ganhar mais dinheiro. Não deve usar a técnica terapêutica com o intuito de obter benefícios pessoais. Jamais deve utilizar de seu poder de terapeuta para obter favores do analisando. Deve-se autorizar Psicanalista no momento em que se sentir amparado, de preferência em um processo conjunto com seus pares, e claro com o seu próprio Analista. Não deve fazer nada que possa causar em alguém certo tipo de constrangimento, dor, sofrimento, traumas, complexos, perdas financeiras e pessoais. Não deve exceder sua atuação para atribuições exclusivas de médicos e psicólogos.
BG2.png

A MELHOR FORMAÇÃO DO BRASIL

3 Anos de Experiência e Excelência na Transmissão da Psicanálise.

COM RECONHECIMENTO NACIONAL E CERTIFICADO

Instituto Self Logo cópia.png

Promovendo Percursos Analíticos em modalidade Online e Presencial!

O Instituto Self de Psicanálise promove não somente um curso em Psicanálise, mas também favorece Percursos Analíticos, onde cada um é convidado a trilhar este caminho e se orientar rumo à escuta analítica.

 

O percurso pelo qual se forma um Psicanalista é sustentado a partir de um tripé constituído por: Percurso teórico, Análise pessoal e a Supervisão. O analista se faz em percurso, e este sempre existirá, e o nosso esforço é proporciona-lo a cada Analista em formação.

Objetivo Geral: Inserir a todos que se apaixonem por este conhecimento sobre si mesmo neste universo psicanalítico. Fazendo com que através, não de um curso, mas sim de um percurso a pessoa vá dando passos rumo a si mesmo, e claro, por meio da técnica psicanalítica e troca de experiências vai se consolidando com uma pessoa que se dispõe e pré-dispõe a escutar o que o outro diz.

 

O Curso de formação em Psicanálise Clínica do Instituto Self favorece a possibilidade deste conhecimento psicanalítico, através de ótimos professores, a eficaz supervisão, a promoção do saber psicanalítico e acima de tudo como um espaço de abertura ao conhecimento e ao humano.

Grade Curricular

A Grade curricular é composta por 25 módulos, na modalidade Presencial, On-line, ou Hibrida; e também temos uma programação Extracurricular, como Cursos Rápidos, Debates, seminários, Cafés Psicanalíticos, Grupos de estudo, entre outros;

Momentos Formativo

Além das atividades de cada módulo, ofereceremos à parte os Cafés Psicanalíticos que têm como objetivo a discussão de conhecimento entre alunos, sempre acompanhados por um professor; e também debates nos Cine Psicanalíticos e outros momentos formativos;

Feedback Presencial

Oferecemos serviço de acompanhamento individualizado presencial ou virtual, com hora marcada, para sanar dúvidas quanto ao conteúdo ministrado em sala ou outra demanda individual;

Forma Instituto.jpg

INFORMAÇÕES DO CURSO

NOSSOS PROFISSIONAIS

Elias.jpg

Elias Silva

Professor e Psicanalista

@eliassilva.psi

Henrique.jpg

Henrique Lopes

Professor e Psicanalista

@henriquealo

Diego.jpeg

Diego Bertoldo

Professor e Psicanalista

@d.bertolldo

d9498d2d-ecb1-4a43-a415-d7cacf3d6d30.jpg

Jose do Prado

Professor e Psicanalista

@professorjosedoprado

Isana.jpg

Isana Braz

Professora e Psicanalista

@isanabraz

Hebert.jpeg

Hebért Barros

Professor e Psicanalista

@hebertbarros.psi

IMG_9997.jpg

Fabiana Portes

Professora e Psicanalista

@fabianaportespsi

Eduardo.jpg

Eduardo Rodrigues

Professor e Psicanalista

@edupsicanalise

Marilene.jpeg

Marilene Ricciardi

Professora e Psicanalista

@marilenericciardi

Elia Teles.jpg

Elia Teles

Professora e Psicanalista

@psi.elia

Sefora.jpeg

Séfora Silva

Professora e Psicanalista

@seforapsi

BackSOBRE.png
bottom of page